Pular para o conteúdo principal

Censura Seletiva nas Redes Sociais

Censura Seletiva nas Redes Sociais
(08/07/2017)

De alguns tempos para cá o Facebook introduziu critérios mais rigorosos no compartilhamento de artigos de jornais, revistas e blogs. O Youtube também adotou o mesmo tipo de critérios para publicação de vídeos. Só que esses “critérios” têm forte viés discriminatório.

Havia notado há algum tempo que alguns compartilhamentos diretos de artigos de jornais e revistas não funcionavam no Facebook. Em vez do artigo aparecia a página principal do jornal. Quero dizer, isso acontece quando a gente está lendo um artigo de um jornal e clica na opção de compartilhamento para o Facebook e não quando está lendo dentro do Facebook.

Notei que isto acontecia também com alguns textos do meu blog. Clicava no compartilhamento e aparecia a página principal do Blog em vez do artigo.

Dia 7/7/2017 tentei compartilhar um texto chamado “Terrorismo Nada Tem a Ver com o Islã?” e não funcionou. Só aparecia a página principal do blog. O mesmo texto foi compartilhado no Twitter sem qualquer problema, como pode ser visto na imagem. Mudei a imagem principal e continuou não funcionando.

No dia 8/7/2017 peguei o mesmo texto e as mesmas imagens e fiz uma nova publicação, mudando o título para “Essa Violência Toda Não Tem Inspiração Religiosa?” e funcionou no Facebook na primeira tentativa, como pode ser visto na imagem.

Isso mostra que o Facebook veta compartilhamentos de matérias cujo título contenha uma das palavras “Terrorismo” ou “Islã”, pelo menos neste caso. Devem existir vetos para muitas outras palavras que incitem violência ou a pornografia. Também pode haver discriminação em relação a partidos políticos e ideologias, alguns privilegiados e outros discriminados.

Vi um vídeo no Youtube chamado “Were Are The Jews of Your Countries”, achei interessante, legendei-o e publiquei no meu canal do Youtube no dia 25/03/2017.

Dia 14/06/2017 recebi uma notificação informando que o vídeo havia sido removido por violação de direitos autorais. A remoção foi solicitada por uma entidade chamada UN Watch (unwatchoffice@gmail.com). Um órgão da ONU usando o gmail? Muito estranho. O vídeo está agora no Google Drive, sob o título “Onde Estão os Judeus de Seus Países?” Também publiquei um texto com mais detalhes a respeito disso, transcrevendo as legendas do vídeo.

No final de junho recebi outra notificação comunicando que outro vídeo havia sido removido por conter cenas de violência que não eram compatíveis com requisitos do Youtube. O vídeo é este, que mostra algumas crianças muçulmanas praticando tiro. 

O vídeo tinha circulado nas redes sociais, com a mensagem “Enquanto nós ensinamos nossas crianças a serem tolerantes, eles ensinam as crianças deles a matarem nossas crianças”. Publiquei o vídeo em agosto de 2016.

Alguns dias depois recebi outra notificação comunicando a remoção do vídeo “Reação Fulminante de Prisioneiro Kurdo, publicado em setembro de 2016, pelo mesmo motivo. Também informaram que eu estava impedido de publicar novos vídeos por duas semanas. Também fui comunicado que se houvesse outra violação meu canal seria cancelado. Os três vídeos removidos tiveram algumas centenas de visualizações apenas.

Interessante é que havia postado outros vídeos mostrando violências e mortes, como este chamado “Assaltantes Frustrados Por Vítimas Armadas”, que teve mais de 800 mil visualizações, mas que o Youtube não achou conter cenas violentas. Removi todos os vídeos que continham cenas de violência explícita. Este e alguns outros estão armazenados no Google Drive.

Dá para notar que o viés do Facebook e do Youtube é claramente rigoroso ao de vetar artigos ou vídeos que depõem contra o Islã, mas não tem o mesmo rigor com outros tipos de violências e discriminações.

                                                              Luigi B. Silvi


Twitter: @spacelad43
Contato: spacelad43@gmail.com

Comentários