Problema de Trânsito no DF não é Causado Só Pelo Tráfego
(16/03/2017)
Agora que conseguiu realizar um
dos seus grandes sonhos, ser a única cidade do mundo a implantar
racionamento de água em plena época das chuvas, o governo de
Brasília vai poder concentrar suas energias na realização do seu segundo grande
sonho: implantar o rodizio de veículos em
todo Distrito Federal.
Duas ou três vezes por
ano toda a mídia do Distrito Federal coloca simultaneamente na pauta de
reportagens os problemas de trânsito de Brasília.
Mostram os engarrafamentos,
carros estacionados em locais proibidos, veículos em péssimas condições,
motoristas dirigindo sem cinto de segurança e por aí afora.
Logo começam a falar sobre o
excesso de veículos em circulação e dos maus hábitos dos motoristas dirigindo
em alta velocidade e logo anunciam o aumento da quantidade de radares fixos e
móveis como solução para reduzir a quantidade de acidentes de trânsito.
Passam a incentiva a instalação
de mais lombadas, todo o tipo de lombadas, eletrônicas, superficiais, pequenas,
grandes, gigantes, principalmente em locais de tráfego intenso, como acontece
nas quadras comerciais. Tudo é feito para reduzir a velocidade do trânsito e
dificultar a vida dos motoristas.
Falam sobre a necessidade da cobrança
em estacionamentos públicos, anunciando o início de novos estudos
para implantar o rodízio de tráfego de veículos. É só olhar a quantidade de carros
estacionados precariamente, obstruindo o tráfego das as ruas centrais para
constatar que o problema não é o tráfego, o principal problema de trânsito de
Brasília é a falta de estacionamentos, públicos ou privados, principalmente nas
regiões centrais.
E a falta de estacionamentos
é sentida principalmente em regiões de grande concentração de edifícios
públicos e nas quadras comerciais.
As quadras residenciais do plano-piloto (Asa Sul, Norte e Setor Sudoeste) estão bem servidas de estacionamento e seus problemas de estacionamento só existem por causa dos frequentadores obrigados a estacionarem seus carros nos estacionamentos residenciais, exatamente por falta de espaço nas áreas comerciais.
As quadras residenciais do plano-piloto (Asa Sul, Norte e Setor Sudoeste) estão bem servidas de estacionamento e seus problemas de estacionamento só existem por causa dos frequentadores obrigados a estacionarem seus carros nos estacionamentos residenciais, exatamente por falta de espaço nas áreas comerciais.
Não falam que a última grande
obra para aumento de quantidade de locais de estacionamento foi feita ainda
durante o regime militar, na década de 1970, quando a quantidade de veículos
era de menos 300 mil carros, estando agora em 2016 com uma frota de quase dois
milhões de carros.
Na década de 1980 chegou a ser
iniciadas a construção de um na via W3 sul, ao lado do Setor Hoteleiro, mas o
prédio foi abandonado e finalmente foi implodido em 2007. Não sei o que foi edificado naquele local.
Brasília deve ser uma das poucas
cidades do mundo com mais de 2 milhões de habitantes onde não sequer um
edifício-garagem, de grande capacidade, tanto na superfície ou como subterrâneo.
A maior obra de construção de
estacionamentos foi feita em frente ao privatizado aeroporto de Brasília, com a
destruição da Praça Santos Dumont, transformada em estacionamento pago.
Nenhuma entidade protestou contra
a destruição da praça.
O busto do nosso pioneiro da aviação foi despejado de sua praça e jaz agora solitário e melancólico, espremido na estreita calçada entre o estacionamento e o aeroporto.
Não explicam a razão de não
construírem um edifício-garagem com vários andares e milhares de vagas de
estacionamento, como existem em vários outros aeroportos brasileiros e na
maioria dos grandes aeroportos de todo o mundo.
Quanto o problema realmente
estourar, os dirigentes vão jogar a culpa na falta de colaboração dos
proprietários de veículos ao preferirem usar seus carros em vez do péssimo
serviço de transporte público que os próprios governantes oferecem.
Os dirigentes do DF já realizaram
o primeiro de seus almejados sonhos, o racionamento de água e, do jeito que
administram, a realização do segundo será apenas uma questão de uns poucos
meses.
Luigi B. Silvi
Contato: spacelad43@gmail.com
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