Pular para o conteúdo principal

Assassinatos Numerosos por Motivos Políticos, Étnicos ou Religiosos

Assassinatos Numerosos por Motivos Políticos, Étnicos ou Religiosos
(25/12/2016)


Seguem adiante estatísticas das maiores quantidades de assassinatos de civis por motivos políticos, étnicos ou religiosos no mundo ocidental. Só estão incluídos assassinatos por perseguições por motivos políticos, étnicos ou religiosos. 

Não estão incluídas as mortes durante conflitos armados entre nações, durante revoluções pela tomada de poder por facções rivais e nem as mortes causadas por conflitos internos entre facções de mesma ideologia.


Islamismo
Segundo o Dr. Bill Warner, especialista no Islã, essa ideologia político-religiosa já assassinou mais de 270 milhões de pessoas desde o século sétimo, quando foi fundada por Maomé até nossos dias e é a única religião que continua assassinando pessoas em todo o mundo. 

Outras fontes, menos conservadoras, chegam a estimar que as matanças foram em quantidades muito maiores.
Segundo Bill Warner, numa estimativa realizada em 2008, as vítimas dos muçulmanos, também conhecidas como "as lágrimas do Jihad", estão assim distribuídas: 80 milhões de Hindus; 60 milhões de Cristãos e Judeus; 10 milhões de budistas e 120 milhões de africanos.


Comunismo

Desde sua implantação na União Soviética, em 1919, o comunismo assassinou mais de 130 milhões de civis. Os dois principais ditadores comunistas assassinos foram Joseph Stalin, com cerca de 50 milhões de mortos e Mao Tse Tung com outros 70 milhões. Em escalas bem menores seguem Pol Pot, do Camboja, com mais de 1 milhão de assassinatos, a família Kim, da Coreia do Norte, com uns 200 mil assassinatos e Fidel Castro com outros 100 mil.



Nazismo
Em seus apenas 15 anos de existência (1930-1945), o nazismo do austríaco-alemão Adolf Hitler voluntariamente causou a morte de mais de 10 milhões de pessoas entre Judeus, Ciganos, minorias raciais e opositores políticos. As estimativas históricas indicam terem sido assassinados mais de 6 milhões de Judeus em campos de concentração na Alemanha e em países ocupados pelos nazistas, no que chamado de “Holocausto”.



Cristianismo

Nos seus 2 mil anos de existência, o Cristianismo teve sua quota de assassinatos de mais de 6 milhões pessoas. É possível que tenham sido mortas cerca de 500 mil pessoas durante o período em que o Cristianismo foi a religião oficial do Império Romano. Durante os duzentos e poucos anos das Cruzadas (1095-1272) foram assassinadas mais de um milhão de pessoas no oriente médio.  

Durante os quase 600 anos da Santa Inquisição é possível que tenham sido torturadas e mortas mais umas 500 mil pessoas e durante a evangelização de pagãos da África e do novo mundo mais de 4 milhões de pessoas podem ter sido mortas. Alguns desses números foram obtidos neste site.



Fascismo
Somados os assassinatos de todos os principais regimes fascistas ocidentais do século 20, o total de mortes parece não ter superado as 200 mil pessoas. Os dois principais regimes fascistas, o de Franco, na Espanha e de Mussolini, na Itália, causaram a morte de cerca de 80 mil pessoas. A ditadura argentina causou a morte de aproximadamente 9 mil pessoas. O ditador chileno Augusto Pinochet matou umas 15 mil pessoas e durante os 20 anos do regime militar brasileiro morreram outras 3 mil. Muitas outras mortes foram causadas por regimes ditatoriais da América do Sul e África, cujas estimativas não estão disponíveis.


Tratam-se de números contestáveis, mas assim mesmo dão uma ideia comparativa da ordem de grandeza das mortes por esses motivos.

                                                                                  Luigi B. Silvi


Contato: spacelad43@gmail.com




Comentários