Pular para o conteúdo principal

Porque Deixei a Esquerda - Dave Rubin

Porque Deixei a Esquerda - Dave Rubin
(06/02/2017)

Você acredita em liberdade expressão? Acredita que as pessoas devem ser julgadas por seu caráter e não pela cor da pele? Acredita em liberdade de religião?



Se acredita nessas coisas, você provavelmente não é um progressista! Pode até pensar ser progressista, assim como eu costumava pensar ser.

Meu programa "Rubin Report" era originalmente parte da "Rede de Jovens Progressistas". Progressistas cativaram-me por serem liberais e barulhentos. Progressistas eram os caras bacanas que cuidavam dos caras desprotegidos. Preocupavam-se pelas mulheres e minorias. Abraçavam mudanças. Resumindo: Quem não ia querer ser progressista?

Mas de uns anos para cá o significado da palavra "progressista" mudou. Progressistas costumavam dizer: "Posso não concordar com o que diz, mas lutarei até à morte por seu direito de dizê-lo".
Não é mais assim.

Banir palestrantes cujas opiniões você não concorda nas universidades? Isso não é progressista. Proibir o uso de qualquer palavra não aprovada como "politicamente correta"? Isso não é progressista! Colocar avisos de alerta em livros, filmes e músicas sobre existência de conteúdo que pode "ofender" pessoas? Isso não é ser progressista também!


Tudo isso leva-me a acreditar que muita coisa da esquerda deixou de ser progressista e passou a ser regressiva. Essa uma das razões pelas quais passo muito tempo do meu programa falando da "esquerda regressiva". Essa ideologia regressiva não julga as pessoas individualmente, mas sim coletivamente.

Se você é negro, mulher, muçulmano, latino ou membro de qualquer outra minoria, você é julgado de forma diferente do que da mais perversa de todas as coisas, o homem branco Cristão.

A esquerda regressiva classifica grupos minoritários de forma coletiva para competir num tipo de "olimpíada" da opressão. A medalha de ouro vai para o grupo mais "ofendido"

O sonho de Martin Luter King de que suas crianças seriam julgadas por seu caráter e não pela cor de sua pele era uma ideia liberal, mas hoje em dia não é "progressista".

E sobre a liberdade religiosa, a ideia de que ninguém deve dizer a você no que você deve acreditar? Certamente os progressistas ainda apoiam esse direito básico. Bem, não tanto assim.

Eu sou um homem gay casado. Então, você pensa que aprecio que o governo obrigue confeiteiro Cristão, fotógrafo, florista a agirem contra sua religião, a organizar, fotografar e enfeitar meu casamento. Mas você está errado!

Um governo que pode forçar cristãos a violarem suas consciências, pode forçar-me a violar a minha.


Se um confeiteiro não quer fazer um bolo para você, procure outro confeiteiro. Não peça ao governo para determinar o que o confeiteiro deve fazer, com o negócio de propriedade dele.

Eu sou pró escolha! Mas um governo que pode obrigar um grupo de freiras católicas, literalmente chamadas "Irmãzinhas dos Pobres a violarem sua fé e ajudarem a pagar abortos e dispositivos anticoncepcionais, pode forçar qualquer um a fazer qualquer coisa. Isso não é progressista! Isso é regressivo!

Esse "progressivismo" tornou-se um movimento moral errado, com características de racismo, fanatismo, xenofobia, homofobia, Islamofobia, massacrando com palavras da moda sem significância a quem eles discordam.

A batalha de ideias foi substituída por uma batalha de sentimentos e o ultraje substitui a honestidade. A diversidade reina suprema exceto no monocrático mundo da diversidade de pensamento.

Essa não é a receita para uma sociedade livre. É a receita para o autoritarismo!
Por essas razões, eu não posso mais considerar-me um progressista. Não posso também considerar-me um democrata. Eu sou um liberal clássico. Um livre pensador. Mesmo que eu não goste de admitir, defender meus valores liberais, de repente tornou-se um posicionamento conservador.


Então, se você pensa que as pessoas possam dizer o que pensam sem temerem ser punidas por isso, que as pessoas devem ser julgadas por seu comportamento e não pela cor de sua pele, e que as pessoas devem viver do jeito que querem viver, sem interferências do governo, não há mais muita coisa na esquerda para você.

Continuarei tentando explicar isso aos progressistas, até que eu esteja completamente fora da esquerda.

Sou Dave Rubin do "Rubin Report" por Prager University.

                    -o-o-o-o-o-o-

NOTA:
Texto extraído da legenda do vídeo do Youtube “Porque Deixei a Esquerda – Dave Rubin (Leg. PTBr)
                                     

                                     Luigi B. Silvi

Contato: spacelad43@gmail.com

Comentários