Pular para o conteúdo principal

Querem Tornar-nos Dependentes e Mais Controláveis


Querem Tornar-nos Dependentes e Mais Controláveis
(28/10/2016)

Hoje, ao desligar meu notebook, apareceu a mensagem do Windows 10 “Não desligue o computador. Atualização em andamento”. Quer dizer, a Microsoft estava usando meu computador, sem avisar-me e ainda não permitia que eu o desligasse. Ai vem outra mensagem: "Reinicialização Necessária". Salve o que puder em 10,9, 8,7,6,5,4,3,2,1,0...

Ao fazer a verificação ortográfica de um texto, apareceu no final a seguinte mensagem:"Verificação Ortográfica e Gramatical Concluída. Você está liberado!". Você está liberado! Veja só que abuso de autoridade...

Tentei remover a tela inicial de bloqueio, como fazia nas versões anteriores, uma vez que só uso o notebook em minha casa, sendo, portanto, supérflua, obrigando-me a dar um clique a mais para poder inserir meu login. Não consegui. Pesquisando na internet, descobri não ser mais possível removê-la.


Ao salvar algum arquivo, logo é apresentado caminho do iCloud (nuvem da internet) e tenho que fazer várias buscas para ir à pasta onde quero deixá-lo guardado. Ele ainda tenta fazer-me salvar o arquivo no OneDrive, local de armazenamento da Microsoft, antes de fazer o que Eu quero.
Ao fazer um backup de meu iPhone no meu notebook, a Apple oferece fazê-lo no iCloud. Oferece o mesmo caminho para guardar fotos ou vídeos. Tenho que forçar a realização no notebook. Tenta o mesmo para música, filmes e outros tipos de arquivos.

Outros fornecedores fazem as mesmas ofertas de armazenamento de arquivos. Tudo gratuito. Argumentam que isso aumenta a flexibilidade, pois podem ser acessadas por você de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, além de economizar o armazenamento local.

Será mesmo gratuito? Claro que não.

Existem dezenas de serviços de armazenamento no iCloud, que oferecem de 1 a 15 gigabytes gratuitamente. OneDrive, Google Drive, 4shared, Dropbox, são alguns deles. O limite do OneDrive é de 5 GB. Depois de atingido o limite passa a ser exigida a contratação de mais espaço, agora com pagamento mensal ou anual, dependendo da política do fornecedor.


É bom lembrar que tudo o que é transportado ou armazenado na internet, mesmo criptografado, pode ser lido pelo provedor ou por hackers e pode ser usado para fins comerciais ou para outras finalidades menos convencionais. Vemos diariamente nos jornais notícias de personalidades queixando-se de terem suas fotos, vídeos e informações confidenciais divulgados indevidamente.

Economizar espaço em disco? Conversa mole. Dispositivos de armazenamento local em discos rígidos removíveis de 1 terabytes ou “pendrives” de 128 gigabytes têm preços bem acessíveis e podem armazenar todos os seus arquivos facilmente.

Parece haver uma conspiração generalizada dos fornecedores e governos no sentido de induzir os usuários a abrirem mão do controle de suas próprias informações, permitindo que terceiros tomem conta e usem suas informações privadas. Vídeos, fotos, arquivos, informações sobre saúde, investimentos, patrimônio, tudo controlado por terceiros, em locais remotos e desconhecidos. Loucura!


Além de todos os inconvenientes acima, com a lentidão da internet brasileira, levaria dezenas de horas para fazer o backup do meu iPhone de 128 gigabytes de memória. Na verdade, não querem fazer o backup de todo o dispositivo. Só estão interessados a guardar as informações que podem ter uso para eles.

Argumentam que o armazenamento na nuvem é opcional, pois você pode desativar a opção. A verdade é que sempre vão tentar induzir-nos a usá-la e em algum momento nos farão aderir. É inevitável.

Com todo o cuidado que tomo, de vez em quando sou surpreendido ao verificar que vários arquivos foram parar na nuvem sem meu conhecimento, só por indução do provedor, principalmente os arquivos de “contatos” telefônicos.

Já que o uso generalizado do armazenamento na nuvem é inevitável, o que podemos fazer é dificultar um pouco a identificação dos arquivos sensíveis, usando nomes neutros para eles, evitando usar termos como “finanças”, “senhas”, “password”, “saúde” e outros identificadores obvios.

Aí tem muita sacanagem, pode acreditar. Muita cautela!


                                                                                                    Luigi B. Silvi

Ir para a página principal do blog

Contato: spacelad43@gmail.com




Comentários