Pular para o conteúdo principal

COMO SABER SE UM VINHO TINTO É BOM?

COMO SABER SE UM VINHO TINTO É BOM?
(agosto de 2016)

Podemos gostar mais de alguns vinhos e menos de outros, pois os gostos pessoais variam bastante, porém vinhos de boa qualidade são bem reconhecidos pelos especialistas.


É importante lembrar que a qualidade do vinho não é observada só nos primeiros goles. É necessário também observar a melhora do sabor à medida que a garrafa vai sendo consumida. Vinhos bons mantém e até melhoram o sabor e o aroma até o fim da garrafa.

Para não pagar muito caro ou comprar vinhos de baixa qualidade, não é necessário ser especialista em vinhos e uvas. Basta conhecer algumas uvas viníferas mais comuns no mundo todo e disponíveis no Brasil em praticamente todas as revendas.

Para consumidores brasileiros normais, como eu, não há razão de gastar mais de 100 reais por uma garrafa de vinho, porém não conheço vinhos bons de menos de 30 reais. É nessa faixa de preços que estou tratando aqui. Tenha em conta que o dobro do preço não significa o dobro da qualidade.

Os vinhos tintos mais encorpados e fortes encontrados normalmente no Brasil são feitos de uvas Cabernet Sauvignon ou Malbec. São recomendados para acompanhar pratos fortes ou de carnes vermelhas. Devem ter dois ou mais anos de envelhecimento. Se foram novos vão ter sabor de tanino.



Vinhos tintos mais aromáticos e leves são feitos de uvas Sirah, Pinot Noir, Tempranillo, Carmenere e Merlot. São recomendados como acompanhamento de pratos leves ou de carnes claras.

A terceira opção é a mistura de um vinho encorpado com um ou mais vinhos de uvas aromatizadas.

Vinhos da uva Cabernet Sauvignon de preços razoáveis são produzidos bem em quase todo o mundo; os melhores vinhos da uva Malbec são produzidos pela Argentina. Austrália e África do Sul produzem bons vinhos da uva Sirah.

Temos que ter cuidado quando os vendedores falam em “melhor custo-benefício”, pois estarão querendo “empurrar” um vinho mais barato encalhado nas prateleiras.

O objetivo deste texto é apenas de fornecer uma orientação básica, porém é bom lembrar que ótimos e bons vinhos são produzidos na Itália, França, Portugal, Espanha, África do Sul, Austrália e Estados Unidos, mas os preços são bem maiores do que os produzidos pela Argentina e Chile.



 Em relação aos vinhos espanhóis registro que a legislação daquele país exige que os vinhos só sejam comercializados quando estiverem prontos para consumo, razão pela qual dificilmente serão encontrados vinhos espanhóis de safras recentes.

Experimentei alguns bons vinhos tintos produzidos no Brasil, mas nenhum custando menos de 100 reais a garrafa.

                                                                                  Luigi B. Silvi


Ir para a Página Principal do Blog.

Contato: spacelad43@gmail.com




Comentários