Pular para o conteúdo principal

Coletivistas contra Individualistas

Coletivistas contra Individualistas
(atualizado em 20/09/2016)


O mundo parece encaminhar-se para o confronto de duas correntes de pensamento político com aparentes princípios morais irreconciliáveis.
Comunismo

Um dos grandes grupos é representado pelos que acreditam que o Estado deve prover tudo aos indivíduos em troca de sua lealdade, submissão, engajamento político e religioso, obedecendo as orientações e ordens de alguns poucos indivíduos que dominam o Estado.

Nazismo

Os integrantes desse grupo também acreditam que o benefício ao Estado justifica quaisquer meios e ações necessárias para alcançá-lo, mesmo aqueles contrários à boa ética e moralidade. Corrupção, suborno, coação, opressão e até mesmo assassinatos, massacres e genocídios, podem ser justificados quando usados em benefício da expansão da ideologia.

Fascismo

Outra característica comum a esses grupos é que são hegemônicos, isto é, não admitem quaisquer convivências com outros grupos, inclusive com os demais grupos coletivistas. Defendem a existência de um único Estado; um único Partido; um único Governo; uma única Religião.

Iniciativas e ações individuais, fora das orientações do Estado, são severamente reprimidas e punidas. Cidadãos são proibidos de possuir armas.

Islamismo
Interessam-se pela criação de coligações regionais, territoriais, comerciais e políticas, para facilitar a conquista da hegemonia global, seu objetivo final. Vídeo: "União Europeia é a nova União Soviética?"

Os principais representantes atuais desses grupos, embora com diferentes ênfases, são os comunistas, socialistas, nazistas, fascistas e islâmicos. Se você pensa que o Islã é apenas mais uma pacífica religião, igual às outras e não devia estar nessa lista, leia o texto "Uma Breve História do Islã" ou veja o vídeo "Breve História do Islã".

Regimes coletivistas costumam eliminar seus adversários, inclusive cometendo genocídios. Seguem alguns números relativos a assassinatos cometidos por regimes coletivistas: nazismo = 25 milhões; comunismo = 120 milhões; islamismo = 270 milhões de vítimas.

O outro grande grupo é representados pelos que acreditam que a vontade da maioria dos indivíduos deve prevalecer sobre a vontade das minorias e o Estado deve submeter-se à vontade dessa maioria, com a menor interferência possível nas atividades da população.

Acreditam que finalidade do Estado é apenas de coordenação das ações individuais nas áreas essenciais, tais como, segurança, saúde, educação formal, infraestrutura e relações com os demais estados.


São incentivadas e recompensadas iniciativas e ações individuais que aumentem a produção de bens e serviços, cujo acesso é responsabilidade de acordos entre os próprios indivíduos. O empreendedorismo é o atributo de maior valor nacional. O Estado apenas cobrará os tributos em valores totais iguais apenas aos necessários à manutenção de suas atribuições.


É livre a associação de indivíduos com finalidades políticas, recreativas, esportivas, religiosas ou comerciais, devendo apenas serem respeitados os mesmos direitos das demais associações.


A produção individual é incentivada e recompensada, cabendo aos que mais produzem o melhor acesso aos bens e serviços produzidos pelos demais indivíduos ou associações.

Os principais representantes atuais desses grupos são os capitalistas, democratas, republicanos, anarquistas (limitadamente) e liberais.


                                                            Luigi B. Silvi

Ir para a Página Principal do Blog

Contato: spacelad43@gmail.com

Alguns links de vídeos e textos relacionados ao assunto:

Bill Whittle fala sobre comunismo, fascismo, nazismo:
https://youtu.be/rA6E-kQI2Tc
Brigitte Gabriel fala sobre a história da Islã:
https://youtu.be/kHVNSxXbE78
Lula fala do projeto URSAL (União das Repúblicas Socialistas da América Latina):
https://youtu.be/FJnBngjn4pM
Depoimentos de integrantes da "resistência à ditadura" no Brasil:
https://youtu.be/nFm2YnrTZAU



Comentários