Pular para o conteúdo principal

Estatísticas sobre os Jogos Olímpicos de 2016

Estatísticas sobre os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
(atualizado em 21/8/2016)
   

Terminados os Jogos Olímpicos de 2016, resolvi fazer algumas contas sobre a participação de atletas brasileiros desde 1980, Olimpíada a partir da qual a participação tornou-se mais consistente.

Segundo a tabela abaixo, em 2016 o Brasil bateu vários recordes, 19 medalhas no total, sendo que 7 foram de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, ficando na 13ª posição geral. A maior quantidade de medalhas anterior foi 17, em 2012. A maior quantidade de medalhas de ouro anterior foi 5, em 2004 e a melhor posição havia sido 16, também em 2004.

Desempenho do Brasil em Olimpíadas desde 1980





 Em 2016, a participação teve a melhor posição, maior quantidade de medalhas de ouro e maior quantidade total de medalhas, mas teve também o maior número de representantes. A meta do Comitê Olímpico Brasileiro era a conquista de 27 medalhas no total, mas ficamos só com 19.

Se olharmos a quantidade de atletas por medalha (24), vemos não ter sido nem de longe a melhor posição nem a quantidade de atletas por medalha de ouro (66).

Se compararmos os desempenhos de outros países que sediaram Jogos Olímpicos, a melhora dos resultados do Brasil nos jogos de 2016 foram muito abaixo das expectativas para qualquer país sede, apenas 12% em relação à Olimpíada anterior.

A maioria dos países que sediam os Jogos Olímpicos apresentam resultados bastante mais elevados em relação ao desempenho em jogos anteriores, como podemos ver na tabela adiante.


Crescimento dos resultados na quantidade de medalhas de alguns países que sediaram jogos em relação aos resultados dos jogos imediatamente anteriores.
 
Todos os países que sediaram os jogos tiveram crescimento significativo no total de medalhas. Mesmo a Grécia em 2004, então cheia de problemas, cresceu 23%.

Além de serem “em casa”, os jogos Olímpicos de 2016 tiveram outra característica marcante, que auxiliou a alcançar o melhor desempenho de todos os tempos, foi o fato de que pouco mais de 1/3 dos atletas participantes eram militares e estes conquistaram quase 2/3 das medalhas. Foram 13 medalhas num total de 19, com 5 de ouro num total de 7.



Houve a compensação a medalha de ouro inédita do futebol masculino, único título que faltava à seleção brasileira. A equipe de vôlei ganhou sua terceira medalha de ouro em olimpíadas, fechando com chave de ouro o último dia dos jogos.

Por mais que os organizadores tentassem reduzir a importância da participação dos atletas militares nos resultados e a pouca ênfase dada ao hasteamento da bandeira do Brasil e ao Hino Nacional, esta Olimpíada fica marcada pela presença dos militares, cujas saudações os organizadores tentaram de várias formas evitar ou não mostrar.

Os melhores desempenhos do Brasil em geral nos jogos de 2016, foram os espetáculos de abertura e encerramento dos jogos. De desfiles de carnaval os brasileiros entendem.

                                                                     Luigi B. Silvi

Ir para a Página Principal do Blog

Contato: spacelad43@gmail.com






Comentários