Considerações e dicas sobre Redes Sociais
(atualizado em 30/12/2017)
(atualizado em 30/12/2017)
Desejando conhecer, debater, redigir e divulgar textos sobre assuntos de minhas áreas de interesse, fiz algumas pesquisas sobre as melhores
formas gratuitas disponíveis.
Para divulgação encontrei o Facebook, o Instagram, o Google+, o Twitter e o Youtube. Todos têm aplicativos específicos para tablets e
smartphones. Para evitar a censura que começou a ocorrer no início de 2017, o pessoal está usando o Hooktube, como alternativa ao Youtube e o Gab.ai, como alternativa do Twitter.
Para
guardar e exibir vídeos tem o Youtube;
Para
guardar arquivos de textos longos (doc, pdf) pode ser o Google Drive.Ainda podem ser usados o Whatsapp e o correio eletrônico, como auxiliares na divulgação. Todos são gratuitos. Não encontrei qualquer local único onde pode-se fazer tudo isso gratuitamente.
O
Facebook é o mais usado no mundo, com
mais de 1,5 bilhão mensais de usuários ativos. O segundo é o Instagram, com cerca 400 milhões, depois
vem o Twitter com 320 milhões e o Google+ com uns 300 milhões. Mais atrás
vêm o Linkedin, Pinterest e Snapchat com
menos de 100 milhões. Existem outros serviços, porém bem menos expressivos.
O Facebook tem poucas limitações, oferecendo oportunidade de
publicação de fotos, vídeos, textos e links de sites, inclusive do Youtube e de terceiros.
O Instagram permite publicação de fotos, vídeos e pequenos textos,
mas tem grandes limitações quanto à publicação de links de sites. Serve basicamente para exibição de vídeos e fotos de autoria do próprio assinante, não permitindo compartilhamento direto de publicações de terceiros. Bom para quem é celebridade ou para quem deseja acompanhar o que elas fazem. É o mais limitado. Google+ é bem parecido com o Facebook.
O Twitter permite publicar até quatro fotos por publicação, com texto
de até 142 caracteres, vídeos menores que 140 segundos e também links de sites,
inclusive do Youtube.
O Youtube implantou uma política mais severa quanto aos direitos autorais, por isso é necessário ter cuidado ao publicar vídeos de terceiros, principalmente de organizações como a ONU, FIFA, União Europeia e Conferências de Entidades.
O Youtube implantou uma política mais severa quanto aos direitos autorais, por isso é necessário ter cuidado ao publicar vídeos de terceiros, principalmente de organizações como a ONU, FIFA, União Europeia e Conferências de Entidades.
Para dar visibilidade às
publicações é necessário atingir um grande público, conhecido como “seguidores”,
“inscritos” ou “amigos”. As publicações podem ser restritas (somente para seu
grupo, seguidores e amigos) ou podem ser públicas, visíveis para todos os
usuários daquela rede social.
As publicações precisam
cativar o interesse dos usuários, pela originalidade ou pelos efeitos visuais,
afinal existem muitas publicações competindo pelos mesmos leitores.
Exceto no Facebook, que logo oferece indicações,
nos demais é preciso começar “seguindo” alguém conhecido (amigo, político,
jurista, jogador, religioso, autoridade, etc.) ou inscrever-se num grupo que
trata de algum assunto de interesse (religião, política, flores, gatos,
animais, jurisprudência, etc.), após o que o aplicativo começará a oferecer
indicações de possíveis amigos ou grupos de afinidade.
Para quem deseja somente publicar ou compartilhar fotos, vídeos e informações de familiares ou de pequenos grupos de
pessoas, o Facebook parece ser a
melhor opção. Para política, assuntos polêmicos ou de curta duração de
interesse, o Twitter parece ser o
melhor. O Instagram é o mais limitado, bom apenas para celebridades ou para quem deseja acompanhar o que elas fazem e dizem diariamente. Os demais ficam num meio-termo.
Redigi acima apenas um curto
resumo sobre algumas das principais características dos meios de comunicação e
interação, úteis para quem pretende começar ou ampliar o uso de redes sociais.
Todas elas têm endereços de ajuda passo-a-passo, bem mais detalhados.
Luigi B.Silvi
Twitter: @spacelad43
Contato: spacelad43@gmail.com
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