Pular para o conteúdo principal

Considerações e dicas sobre Redes Sociais

Considerações e dicas sobre Redes Sociais
(atualizado em 30/12/2017)


Desejando conhecer, debater, redigir e divulgar textos sobre assuntos de minhas áreas de interesse, fiz algumas pesquisas sobre as melhores formas gratuitas disponíveis.


Para divulgação encontrei o Facebook, o Instagram, o Google+, o  Twitter  e o Youtube.  Todos têm aplicativos específicos para tablets e smartphones. Para evitar a censura que começou a ocorrer no início de 2017, o pessoal está usando o Hooktube, como alternativa ao Youtube e o Gab.ai, como alternativa do Twitter.


Para guardar e mostrar textos curtos (como este) achei o Blogger e o Wordpress
Para guardar e exibir vídeos tem o  Youtube;
Para guardar arquivos de textos longos (doc, pdf) pode ser o Google Drive.

Ainda podem ser usados o Whatsapp e o correio eletrônico, como auxiliares na divulgação. Todos são gratuitos. Não encontrei qualquer local único onde pode-se fazer tudo isso gratuitamente.

Se os assuntos forem de áreas polêmicas, é conveniente avaliar o uso de um pseudônimo, tanto nas redes sociais quanto na identificação do email, quando exigido. Achei o gmail o mais conveniente porque automaticamente dá acesso ao Blogger, Google Drive e Google+, sem exigir número do telefone. Basta cadastrar um email não relacionado ao nome.


O Facebook é o mais usado no mundo, com mais de 1,5 bilhão mensais de usuários ativos. O segundo é o Instagram, com cerca 400 milhões, depois vem o Twitter com 320 milhões e o Google+ com uns 300 milhões. Mais atrás vêm o Linkedin, Pinterest e Snapchat com menos de 100 milhões. Existem outros serviços, porém bem menos expressivos.

O Facebook tem poucas limitações, oferecendo oportunidade de publicação de fotos, vídeos, textos e links de sites, inclusive do Youtube e de terceiros.

O Instagram permite publicação de fotos, vídeos e pequenos textos, mas tem grandes limitações quanto à publicação de links de sites. Serve basicamente para exibição de vídeos e fotos de autoria do próprio assinante, não permitindo compartilhamento direto de publicações de terceiros. Bom para quem é celebridade ou para quem deseja acompanhar o que elas fazem. É o mais limitado. Google+ é bem parecido com o Facebook.

O Twitter permite publicar até quatro fotos por publicação, com texto de até 142 caracteres, vídeos menores que 140 segundos e também links de sites, inclusive do Youtube.

O Youtube implantou uma política mais severa quanto aos direitos autorais, por isso é necessário ter cuidado ao publicar vídeos de terceiros, principalmente de organizações como a ONU, FIFA, União Europeia e Conferências de Entidades. 

Para dar visibilidade às publicações é necessário atingir um grande público, conhecido como “seguidores”, “inscritos” ou “amigos”. As publicações podem ser restritas (somente para seu grupo, seguidores e amigos) ou podem ser públicas, visíveis para todos os usuários daquela rede social.

As publicações precisam cativar o interesse dos usuários, pela originalidade ou pelos efeitos visuais, afinal existem muitas publicações competindo pelos mesmos leitores.

Exceto no Facebook, que logo oferece indicações, nos demais é preciso começar “seguindo” alguém conhecido (amigo, político, jurista, jogador, religioso, autoridade, etc.) ou inscrever-se num grupo que trata de algum assunto de interesse (religião, política, flores, gatos, animais, jurisprudência, etc.), após o que o aplicativo começará a oferecer indicações de possíveis amigos ou grupos de afinidade.

Para quem deseja somente publicar ou compartilhar fotos, vídeos e informações de familiares ou de pequenos grupos de pessoas, o Facebook parece ser a melhor opção. Para política, assuntos polêmicos ou de curta duração de interesse, o Twitter parece ser o melhor. O Instagram é o mais limitado, bom apenas para celebridades ou para quem deseja acompanhar o que elas fazem e dizem diariamente. Os demais ficam num meio-termo. 

Redigi acima apenas um curto resumo sobre algumas das principais características dos meios de comunicação e interação, úteis para quem pretende começar ou ampliar o uso de redes sociais. Todas elas têm endereços de ajuda passo-a-passo, bem mais detalhados.

                                                   
                                                                                                 Luigi B.Silvi
Twitter: @spacelad43

Contato: spacelad43@gmail.com


Comentários